segunda-feira, 3 de setembro de 2012

AULA DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                             LOLLIPOP  


Trabalhar com os pequenos não é fácil. Eu ando sempre atrás de novas ideias, pois não existem pouquíssimos cursos que formam profissionais para dar aula de Inglês para os picorruchos. Então, vou adaptando algumas atividades e transformando as minhas aulas. Uma coisa é certa, as crianças adoram mexer com cores, aromas e sabores. Por isso, sempre que posso os levo para a cozinha e refeitório da escola para aprender novas palavrinhas fazendo o que há de melhor, comendo. 
Quero compartilhar uma atividade que é o LOLLIPOP (pirulito em inglês), qual criança não gosta?!

Ingredientes: Bolacha Maria;
Doce de leite ou brigadeiro;
Palito de picolé;
Açucar de confeiteiro, granulado da cor que preferir, M&Ms.

A Teacher distribui para cada aluno um pratinho, para que neles o estudante vá colocando, quando for recebendo, duas bolachas, o palito de picolé, uma colher de doce de leite e em um pitinho separado, o granulado. Depois, seguindo os passos da teacher, começam, em grupo, montar seu LOLLIPOP. 
Enquanto esse processo vai acontecendo, a teacher vai falando os nomes do ingredientes em inglês, sempre frisando a palavra LOLLIPOP. A ideia central é fazer com que eles aprendam uma palavra, pois nesta idade eles guardam apenas aquelas que tem um significado maior para eles.
A teacher pode sugerir que eles ensinem seus pais a fazer um LOLLIPOP também.

Essa é a dica!


OBS: durante a aula, poderão ouvir alguma musiquinha em inglês também. 


Compreensão (ou intelecção) e interpretação de texto


Compreensão (ou intelecção) e interpretação de texto 

Compreensão ou intelecção de texto – consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. O enunciado normalmente assim se apresenta: 

As considerações do autor se voltam para... 
Segundo o texto, está correta... 
De acordo com o texto, está incorreta... 
Tendo em vista o texto, é incorreto... 
O autor sugere ainda... 
De acordo com o texto, é certo... 
O autor afirma que... 
Na opinião do autor do texto...

Interpretação de texto – consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. O enunciado normalmente é encontrado da seguinte maneira:

O texto possibilita o entendimento de que... 
Com apoio no texto, infere-se que... 
O texto encaminha o leitor para...
Pretende o texto mostrar que o leitor... 
O texto possibilita deduzir-se que...
** Entenda:  Enquanto a Compreensão ou intelecção de texto trabalha com as frases e ideias escritas no texto, ou seja, aspectos visíveis, a interpretação de textos trabalha com a subjetividade, com o SEU entendimento do texto. Então, não erre mais ao responder aos enunciados, ok?